Pages

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CORAL, PARABÉNS PELOS 67 ANOS!

Indubitavelmente hoje é um dia muito especial para nossa igreja, afinal nosso Coral completa 67 anos. Nesta data gostaria de relembrar a cada corista aquela palavra que ministrei aos amados no início do ano sobre a importância do Coral nas igrejas presbiterianas a partir do texto de Ed 3.10-13. Vocês se lembram?

Israel cantava, adorava. No momento que Esdras descrevia a ação dos edificadores lançando os alicerces do templo do Senhor, o texto nos apresenta importantes lições sobre como devemos cantar na presença de nosso Deus.

01. DEVEMOS CANTAR HABILITADOS: Ser habilitado é o mesmo que ser apto, capaz para algo. Não eram quaisquer pessoas que dirigiam a adoração a Deus, eram pessoas habilitadas. O texto descreve que se apresentaram para guiar o louvor os sacerdotes, levitas e filhos de Asafe. Aqui está uma grande lição: se você está habilitado para louvar, faça-o conforme Deus determinou.

02. DEVEMOS CANTAR PREPARADOS: Para o Senhor oferecemos o melhor; e o bom é estar preparado, ou disposto com antecedência. Não podemos dirigir a Congregação ao louvor sem preparo ou ensaio. Veja que o texto de Esdras revela que os responsáveis pela adoração estavam devidamente paramentados e com instrumentos (trombetas, címbalos). Eles preparam tanto as vestimentas quanto os instrumentos que seriam utilizados.

03. DEVEMOS CANTAR ORDENADOS: O texto bíblico expõe que eles cantavam alternadamente, segundo determinações de Davi. Aqui está outra lição: a adoração não é livre, como afirmam alguns. Adoramos como Deus determinou e não de acordo com nossas invenções. Adorar é cumprir uma obrigação santa.

04. DEVEMOS CANTAR EMOCIONADOS: Muitos querem retirar da adoração seu teor emocional, afirmando que o culto deve ser racional (Rm 12.1-2). Não creio assim. O ser humano é completo. A razão e a emoção devem ser somadas na adoração. Se minha mente compreende o amor de Deus não há como permanecer inerte diante deste conhecimento; farei como o povo de Israel: cantarei emocionado. É como o texto afirma, havia júbilo com alta voz e choro em voz alta se contrastando na adoração do povo de Deus.

Espero que neste dia o Coral reafirme suas convicções e não desista de louvar ao Senhor de maneira habilitada, preparada, ordenada e emocionada. Assim, toda a igreja será edificada e louvará ao Senhor com intensidade.

Rev. Ângelo Vieira da Silva