Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O PAPEL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Após votar nos deputados estaduais e federais, senadores e governador de sua preferência, seu último voto a ser computado no dia 03/10 será para presidente do Brasil. Não há dúvidas que Deus estabelece as autoridades máximas de uma nação: “é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Dn 2.21). Contudo, a soberana vontade de Deus não nos isenta da cidadania responsável, consciente. Vejamos hoje o papel do PRESIDENTE DA REPÚBLICA. 

1. QUEM É O PRESIDENTE? Numa república presidencialista (como a nossa), o presidente é a autoridade máxima do Poder executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de Chefe de estado e Chefe de governo. Nas repúblicas parlamentaristas (Canadá e Austrália, por exemplo) cabe a ele apenas a Chefia de Estado. Normalmente também é o Comandante em Chefe das Forças Armadas. 

2. QUAIS AS COMPETÊNCIAS DO PRESIDENTE? Ao tomar posse no comando do Poder Executivo Federal, um dos três poderes do Estado, o Presidente se compromete a manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Embora, conceitualmente, o Poder Executivo faça executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, o Presidente da República pode iniciar o processo legislativo. A Constituição permite que adote medidas provisórias em caso de relevância e urgência, proponha emendas à Constituição, projetos de leis complementares e ordinárias ou, ainda, leis delegadas. Da mesma forma que lhe atribui o direito de rejeitar ou sancionar matérias já aprovadas pelo Legislativo. São atribuições do Presidente da República, ainda, decretar intervenção federal nos Estados, o estado de defesa e o estado de sítio; manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos; celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. Compete ao cargo, também, a concessão de indulto e a comutação de penas, ou seja, substituir uma pena mais grave, imposta ao réu, por outra mais branda. 

3. COMO OCORRE A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE? No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de Presidente deve ser brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicílio eleitoral no Brasil e estar filiado à algum partido político. Também não pode ter substituído o atual Presidente nos seis meses anteriores ao eleito. Caso o presidente esteja ausente, quem assume o poder é o Vice-Presidente, seguido do Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado e Presidente do Supremo Tribunal Federal. 

Ore e se prepare, Igreja! O próximo domingo é de muita importância para nosso querido país, que tanto desejamos ver crescer e se tornar uma potência. 

Rev. Ângelo Vieira da Silva