Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

NOTÍCIAS DE MISSIONÁRIA PRESBITERIANA NO JAPÃO

Queridos irmãos e intercessores. Sexta-feira passada, dia 11, tivemos no nordeste do Japão um terremoto de 9.0 graus Richter e conseqüente tsunami que destruiu a zona costeira da região e afetou principalmente o funcionamento da usina nuclear de Fukushima. E nesses últimos dias tem havido tremores secundários acima de 5.0 graus. Ontem, dia 15 de março, tivemos um terremoto de 6.1 graus na escala Richter, na província ao lado da nossa Shizuoka, próximo do Monte Fuji. Estava na casa de uma casal de irmãos e naquele momento estávamos orando a favor das vitimas do terremoto quando começou a balançar. Como foi rápido não foi necessário se esconder debaixo da mesa (e nem dava porque éramos em cinco e a mesa era de 4 cadeiras). 


Há um elevado numero de vítimas e cada dia a mídia vai repassando um número maior. Aqueles que estão em abrigos, cerca de 430 mil pessoas estão sofrendo com a falta de comida, água, aquecimento (ontem teve uma queda súbita de temperatura – no abrigo cada pessoa recebeu somente um cobertor), etc. Creio que no Brasil os noticiários não param de mostrar fotos, vídeos da tragédia e isso deve estar assustando os irmãos. 

Nossa região, sudeste do Japão (estamos na província de Aichi - perto de Nagoya), onde há maior concentração de brasileiros não foi afetada pelo terremoto mas começamos a sentir os efeitos com o inicio de racionamento de combustível, luz, falta de alguns itens básicos de alimentação, etc. Muitas fábricas paralisaram a produção para reavaliar. Quando começar a reconstrução da área afetada com certeza as fábricas vão trabalhar a todo vapor, principalmente aqueles ligados a construção e produção de máquinas e equipamentos. 

A comunidade brasileira de nossa região está assustada e começou a estocar. Os itens mais procurados e em falta são água mineral, comida instantânea, gás spray, lanternas, pilhas, etc. Alguns resolveram retornar e não há passagens para o Brasil para os próximos dias. 

Faço parte de uma associação de ministros evangélicos e estamos avaliando a forma de ajudar pois por enquanto somente as equipes de resgate permitidos pelo Governo têm acesso aos locais mais atingidos. Nessa etapa estamos procurando informar a nossa comunidade e também nos próximos dias vamos estar envolvidos em treinamento para ministrar em situações de catástrofes. 

Em nossa igreja estamos confiantes e cremos que esse tempo é uma grande oportunidade para testemunhar do amor de Deus às pessoas e a esperança que só podemos encontrar nEle, visto que diante da crise as pessoas estão mais abertas ao Evangelho. Ore para que o Senhor dê a cada cristão sabedoria e ousadia para testemunhar. E para nós crentes no Senhor Jesus de afirmar a nossa fé e confiança no Senhor. Eu gostaria que vocês orassem conosco. No amor de Cristo, 

Elisa Kiyan Midori 

Missionária da APMT, Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais, e Igreja Presbiteriana da Penha - SP