Pages

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DESPERTAI, Ó CEIFEIROS!

“...erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” . O ano de 2013 ascendeu com um novo Planejamento Estratégico para o Povo de Deus, sob o tema “Despertai, ó Ceifeiros!” Indubitavelmente, a mulher samaritana é um exemplo perfeito para o despertamento dos Ceifeiros. Como? Note: é sabido que as pessoas que nasciam em Samaria não se davam ou se misturavam com os judeus em virtude das diferenças de raça, religião e costumes. Nada disso, porém, impossibilitou Jesus, o Senhor da Seara, de se aproximar da Samaritana. Eis uma disposição a ser vivida pela Igreja sempre: independentemente de qualquer circunstância, devemos apregoar as Boas Novas de Cristo. 

De fato, há uma Obra a ser realizada pelos Ceifeiros de Deus (Jo 4.31-34). Ora, se a comida e a obra de Jesus é fazer a Vontade do Pai, semelhantemente, assim deve ser quanto a Igreja. É impressionante como o contexto dos samaritanos explana essa palavra. Eles necessitavam ouvir a Palavra de Deus e foi o que Cristo fez. Quando em outro momento orou, ressaltou: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (Jo 17.4).

Os Ceifeiros precisam se despertar para o trabalho que o Senhor lhes confiou. “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (Jo 4.35). Por isso, a linda canção do Pr. Daniel de Souza pode explicitar nossa missão: “Somos teus pés andando em toda parte, somos tuas mãos curando e abençoando, somos teus olhos à procura dos aflitos, somos tua boca proclamando o reino de Deus”.

Oramos muito para este Planejamento Estratégico. Pelos sub-temas “Preparação”, “Semeadura”, “Preservação” e “Colheita” realizaremos nossa Missão em várias estratégias, sendo uma delas nova e especial. Faça parte dessa Visão! Recorde-se de Mt 9.37-38: “E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. 



Creio que a leitura de Jo 3.36-38 pode nos revelar que o trabalho na Seara não em vão. Há uma recompensa: “O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho”. Oramos e cremos que a Ceifa abundante! Cristo ensina seus discípulos que os campos estão tão preparados que os resultados vem imediantamente a semeadura. É a promessa de Deus, portanto, despertai Ceifeiros de Deus!

Finalmente, gostaria de rememorar as palavras do Apóstolo Paulo em I Co 3.6-8: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho”.

Despertai, ó Ceifeiros!

Rev. Ângelo Vieira da Silva