Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

ELEIÇÃO DE PRESBÍTEROS: UM PRIVILÉGIO

Desde que cheguei em Resplendor esta é a terceira assembléia extraordinária a qual presido de nossa amada igreja. Nas Igrejas Presbiterianas, a cada uma delas, o Ministro comprovadamente preocupado com a expansão do Reino, a preservação da saúde espiritual da Igreja e seu crescimento, reconhece o privilégio na eleição de oficiais, diáconos e presbíteros. É a continuidade do exemplo de Cristo, dos apóstolos e dos primeiros oficiais na Igreja Primitiva.

Hoje o Senhor levantará quatro pastores nesta Igreja. A necessidade de preparação pela oração, jejum, indicações, estudos e exames demonstraram a dignidade e responsabilidade do ofício. Todos elegíveis entenderam o que se espera de um presbítero: um homem cristão qualificado. Estando todo o processo devidamente regular diante da Consituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, os eleitos nesta manhã serão investidos no culto noturno.

É um enorme privilégio ordenar e/ou investir homens ao oficialato da Igreja. Ainda hoje, em cerimônia solene, com leitura da Palavra de Deus, oração e imposição de mãos dos membros do Conselho, a exposição clara e concisa da natureza do ofício, sua dignidade, privilégios e deveres requerirá aos eleitos a subscrição do compromisso na reafirmação de sua crença nas Sagradas Escrituras como a Palavra de Deus e na lealdade à Confissão de Fé, aos catecismos e à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Além disto, os oficiais precisam prometer diante de Deus, de Cristo (o Cabeça da Igreja) e de Seu Santo Espírito, cumprir com zelo e fidelidade o seu ofício e também manter e promover a paz, unidade, edificação e pureza da Igreja.

Outrossim, é privilégio da Igreja se comprometer a reconhecer o oficial eleito e prometer, diante de Deus, tributar-lhe o respeito e a obediência a que tem direito, de acordo com as Escrituras Sagradas. 

Para o Conselho em exercício o privilégio está, além do trabalho conjunto por cinco anos, na destra de fraternidade e, em seguida, na declaração solene da ordenação e/ou investidura no ofício para que foi eleito.

Os títulos que a Sagrada Escritura dá ao ministro, de Bispo, Pastor, Ministro, Presbítero ou Ancião, Anjo da Igreja, Embaixador, Evangelista, Pregador, Doutor e Despenseiro dos Mistérios de Deus, indicam funções diversas e não graus diferentes de dignidade no ofício. Presbíteros docentes e regentes devem se empenhar juntos para a edificação da Igreja num todo. O Senhor nos ilumine nessa eleição!

Rev. Ângelo Vieira da Silva