Pages

sexta-feira, 1 de março de 2013

PRESBÍTEROS E ANCIÃOS: LÍDERES DO POVO


A Palavra do Senhor é clara em I Tm 3.1: “Fiel é a Palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja”. O episcopado é o mesmo presbiterato que conhecemos, pois no Novo Testamento os presbíteros também eram chamados de bispos. Este ofício é uma excelente obra que todos os homens da igreja deveriam almejar e buscar. É certo que você não se esqueceu que no dia 17/03 elegeremos 04 presbíteros para nossa igreja. É necessário que os indicados cumpram as exigências (1) bíblicas (definição e funções do presbítero e diácono), (2) espirituais (a vida cotidiana e os dons que o presbítero e diácono devem possuir) e (3) eclesiásticas (as exigências de nossa Constituição e a aceitação dos símbolos de fé).

A partir do significado da palavra presbítero na língua grega entende-se a função deste oficial; presbítero significa "ANCIÃO". Quer dizer que os presbíteros têm que ser necessariamente mais idosos? Não. A palavra ancião era usada para os líderes cristãos sem referência à sua idade e remonta ao Antigo Testamento.Mas, o que significa ser presbítero na IPB? 

A partir do significado da palavra presbítero na língua grega  entende-se a função deste oficial; presbítero significa "ANCIÃO". Quer dizer que os presbíteros têm que ser necessariamente mais idosos? Não. A palavra ancião era usada para os líderes cristãos sem referência à sua idade e remonta ao Antigo Testamento. 

1) Os anciãos no Antigo Testamento: A liderança através de um concílio de homens chamados “presbíteros” ou “anciãos” era muito familiar aos judeus e a todos os leitores do Antigo Testamento. O concílio de anciãos era uma das instituições mais antigas e fundamentais de Israel, desde a época do cativeiro egípcio. Eles eram os representantes oficiais do povo, daí serem denominados “anciãos de Israel” ou “anciãos dos filhos de Israel”, “anciãos do povo”. Esses anciãos são mencionados cerca de 100 vezes no Antigo Testamento. Seu papel fundamental de liderança fica evidente em sua participação ativa de cada evento decisivo da história de Israel. Desde antes do Êxodo os anciãos exerceram liderança e autoridade entre o povo. Deus reconheceu o seu papel de liderança enviando Moisés primeiramente a eles para anunciar a libertação do cativeiro. Verifique os textos de Ex 3.16,18; Ex 4.29, Ex 12.21, Ex 19.7, Nm 11.16-17, Nm 24-25, I Re 12.6-13. 

2) Os anciãos no Novo Testamento: à luz do livro de atos dos apóstolos e cartas paulina pode-se dizer que os anciãos no Novo Testamento (1) recebem e administram recursos materiais (como em At 11.29-30), (2) julgam questões doutrinárias (como em At 15.1-29), (3) oferecem conselho e resolvem conflitos (como em At 21.18-25), (4) São colocados à frente da igreja pelo próprio Deus, (5) têm como tarefa supervisionar e administrar o povo de Deus e, de modo especial, (6) devem pastorear o rebanho (como I Pe 5.1-4 ensina).

Rev. Ângelo Vieira da Silva