Pages

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O DOM INEFÁVEL DE DEUS


A grande pergunta é: QUAL É O DOM INEFÁVEL DE DEUS que Paulo trata em II Co 9.15? Se você voltar uma página em sua Bíblia terá a resposta. Em II Co 8.9 o apóstolo pensa na liberalidade graciosa do Senhor para com os homens. Ele diz: “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” Esta verdade, este dom, realmente é inefável, é indizível.

Em resposta a generosidade de Deus a Igreja precisa ser também generosa. É um desejo profundo de meu coração que a mesma disposição de Paulo quanto à igreja de Corinto esteja sobre nós quanto à assistência a favor dos santos. Nas palavras do apóstolo era desnecessário escrever acerca desta verdade aos coríntios; eles praticavam a liberalidade. Paulo reconhecia a presteza e zelo daqueles irmãos que estimulavam muitíssimos (II Co 9.1-3). Mas, e nós? [...]

Diante disto, recomendou aos irmãos de Corinto que preparassem de antemão uma dádiva já anunciada (como uma oferta do amor), como expressão de generosidade e não de avareza (v. 5). É o que deveríamos fazer sempre. Agora, por que é importante tal atitude no meio do corpo de Cristo?

1) PORQUE TRARÁ PROSPERIDADE SANTA: Hodiernamente se fala muito em prosperidade dos crentes. Isto é uma verdade se contemplada dentro da esfera da vontade de Deus. Todavia, temos visto alguns exageros. Não é verdade, por exemplo, que todo crente tem que ter um carro do ano. Isto é uma prosperidade de teor triunfalista. A prosperidade que Paulo fala é santa, pois vem da vontade de Deus para nós. Ele diz que aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. A verdade é que Deus pode fazer-nos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundemos em toda boa obra, mas como temos agido? Temos semeado muito ou pouco? Ora, Deus suprirá, aumentará e multiplicará a nossa sementeira, os frutos da nossa justiça, enriquecendo-nos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças ao Senhor.

2) PORQUE DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA: Devemos contribuir segundo tiver proposto em nosso coração. Mas, o que há dentro e proposto nele? Se for o mesmo sentimento de Cristo, não daremos com tristeza ou por necessidade, mas porque sabemos que Deus ama a quem dá com alegria.

3) PORQUE REDUNDA EM MUITAS GRAÇAS: Segundo o apóstolo Paulo o serviço da assistência social não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, pois as pessoas glorificam a Deus pela nossa obediência ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuímos. Em outras palavras, doar é um ato de testemunho cristão.

Este é o dom inefável de Deus. Contribua com sua oferta de amor!

Rev. Ângelo Vieira da Silva