Pages

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FILIPE: UM MODELO DE CRISTÃO A SER SEGUIDO

O livro bíblico de Atos, capítulo 8, verso 5, diz:“Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo”. Esse Filipe tem uma história muito interessante; história que precisa ser imitada por cada um de nós, principalmente cristãos. O que a Bíblia fala de Filipe? Por ora basta dizer que ele era um homem cheio de virtudes. Listemos suas qualidades:


1. ELE ERA HOMEM DE ORAÇÃO: At 1.12-14 diz: “Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”. Em suma, podemos ver que tudo o que Felipe realizou e fez dependeu desta primeira virtude: ser homem de oração.

2. ELE SE EMPENHAVA NA OBRA DE DEUS: Atos 6.5 mostra que “o parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia”. Conforme At 21.8, Filipe era um dos sete, isto é, um dos sete diáconos que foram eleitos na Igreja Primitiva para o serviço da obra de Deus, sendo colocado em lugar de destaque, logo após o proto-mártir Estevão.

3. ELE EVANGELIZAVA COM CONVICÇÃO: Veja alguns versos bíblicos em At 8.6, 12-13. “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava... Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados”. Em Atos 21.8 ele é chamado evangelista; em Atos 8.5 Filipe desce à cidade de Samaria e anuncia a Cristo; em Atos 8.12 vemos que as pessoas davam crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo. Como não lembrar do encontro de Filipe com o Eunuco (At 8.26).

4. ELE ERA GUIADO POR DEUS: Lucas narra a partir de Atos 8.26: “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi... Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. Note que um anjo do Senhor falou a Filipe que ele deveria ir para o lado do Sul; lá, o Espírito mandou aproximar-se de um carro e acompanhá-lo; um eunuco lia o profeta Isaías sem entender; Filipe o explicou, o evangelizou e o batizou (At 8.31-38).

5. ELE CONHECIA/EXPLICAVA AS ESCRITURAS: a partir de Atos 8.30 podemos ver que, "correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele... Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus... Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco”. Filipe conhecia e explicava as Escrituras; note as virtudes de observador, questionador e evangelizador neste trecho das Escrituras.

6. ELE TINHA UMA FAMÍLIA CRISTÃ: At. 21.9 mostra que Filipe tinha quatro filhas donzelas (virgens, que se guardavam). Elas profetizavam, pregavam a Palavra de Deus.

Você, cristão que lê essa pastoral, precisa saber que o Reino de Deus espera homens e mulheres com essas virtudes: evangelistas (seja com a vida ou pregação), persuasivos (intrépidos e fiéis ao Senhor) e cheios do Espírito Santo. Agora me diga: você é um modelo de cristão a ser seguido?

Rev. Ângelo Vieira da Silva