Pages

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DIANTE DO DIANTE DO TRONO: 8 ORIENTAÇÕES


Há muito tempo não vejo a comunidade evangélica da cidade de Resplendor tão animada. Em breve, o conhecido ministério de louvor Diante do Trono estará aqui, em comemoração ao Dia do Evangélico, data alusiva ao Dia da Reforma Protestante. Como a grande maioria dos cristãos resplendorenses, creio ser essa festa uma oportunidade ímpar de demonstrar o quanto as igrejas da cidade vivem uma espiritualidade profunda e sadia, estando totalmente empenhadas em anunciar o Evangelho transformador de Jesus e testemunhar coerentemente com a adoração e os esperados gestos de um legítimo cidadão.

Pois bem, não será tão simples assim. Há uma notória distorção da essência de "ser Igreja" em nossos tempos. Muitos cristãos deformam o sentido das palavras de Paulo: "considerando cada um os outros superiores a si mesmo" (Fp 2.3), criando uma aberração evangélica: os fãs Gospel. Particularmente, creio que o movimento gospel enaltece muitos simples irmãos e ministérios ao status de celebridade e do show. Assim, embora devessem ser encontrados discípulos de Cristo nesse movimento, são os fãs que surgem aos milhares, idolatrando ídolos que são tão pecadores quanto nós. Fãs não são Discípulos, e vice-versa.

Tenho minhas considerações pessoais quanto a muitos artistas do meio gospel. Já expus muitas delas aqui no blog. A despeito disso, não contrario ninguém que participa de shows gospel. Eu mesmo já participei de muitos, principalmente quando era mais jovem. Sei que é possível adorar a Deus nesses eventos, mesmo apresentem suas manchas. Porém, me preocupo com cristãos menos amadurecidos da fé, que nem mesmo percebem suas ações e reações diante de seu "ídolo", muitas vezes beirando ao pecado. Portanto, para todos nós que estaremos nessa grande festa em Resplendor, presto-me a dar 8 orientações sobre como se portar diante do Diante do Trono.*

1) Entenda que o motivo principal do evento é a Glória de Deus. Fundamentalmente, o que nos move é a promoção daquele que é Digno de receber a glória, a honra e o poder pelos séculos dos séculos (Ap 4.11). Amém. Convém que Ele cresça e que nós diminuamos (Jo 3.30).

2) Saiba que os irmãos do Diante do Trono são tão especiais quanto você. Deus conferiu dons extraordinários para os irmãos do ministério Diante do Trono. Os mesmos dons o Espírito distribui às Igrejas de Resplendor, individualmente, como lhe apraz (1 Co 12.11). O Senhor deles é o Senhor nosso. 

3) Evite "tietar" a outrem, enaltecendo homens comuns ao invés de Jesus. Se algum homem se promove incorre em vanglória que, por sua vez, frutifica a inveja (Gl 5.26, 21). O discípulo de Cristo segue o exemplo de seu Mestre (Mt 11.29).

4) Reflita sobre sua vida espiritual e se aproxime mais de Deus. O progresso espiritual está estritamente ligado à reflexão e diligência (I Tm 4.15).

5) Adore a Deus com as canções e ouça atentamente a pregação das Sagradas Escrituras. Só a Pregação da Palavra de Deus converte o pecador. Os convertidos louvam ao Senhor e se alimentam dela (Rm 10.14, 17; Rm 1.16; Lc 16.29-31; 1 Co 1.18).

6) Fuja de tumultos e discórdias, promovendo a união nos vínculos do Espírito. Nem tudo é perfeito nas Igrejas; muito menos em eventos como esse. Por isso, esforcemo-nos por preservar a unidade (Ef 4.3), amando uns aos outros, pois aí está o vínculo da perfeição (Cl 3.14). 

7) Anuncie Jesus para uma pessoa, pelo menos. Esteja preparado para falar daquele que transformou sua vida, dando-lhe uma esperança eterna e insubstituível (1 Pe 3.15). 

8) Medite em tudo, pois aqueles que não estiverem salvos diante do Trono de Deus, estarão perdidos diante do Seu Tribunal. É o que importa no final (2 Co 5.10). 

Em Cristo Jesus, Senhor nosso, 

Rev. Ângelo Vieira da Silva

________________________________
* Ou qualquer outro movimento gospel de grande expectativa.