Pages

sexta-feira, 26 de abril de 2013

UMA JUSTA LEMBRANÇA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Remontando ao século passado*, o oitavo dia do terceiro mês de cada ano é marcado pela lembrança do empenho de numerosas mulheres na busca pelo verdadeiro reconhecimento de cidadãs. As conquistas plurais daquele movimento fundamentaram a celebração de hoje, denominada DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Dentre as muitas homenagens que certamente se multiplicarão no universo virtual, desejei construir uma justa lembrança do papel valoroso da mulher a partir das narrativas bíblicas no Antigo e Novo Testamentos**. Esta é minha moção de admiração, carinho e gratidão a Deus por cada mulher que este artigo alcançará o coração***.

Deus te fez (Gn 1.27). Tomada do homem e transformada, o Criador te constituiu mulher (Gn 2.22), Eva-Vida (Gn 3.20), auxiliadora idônea (Gn 2.18). Unida ao homem, vê o estabelecimento do projeto de família (Gn 2.24), como videira frutífera (Sl 128.3) e coroa do marido (Pv 12.4). Sábia, edificará o seu lar (Pv 14.1).

 Lhe é própria a formosa aparência, como de Sarai (Gn 12.11), a dignidade de ser amável, como Rebeca (Gn 24.67), a dedicação em proteger, como em Joquebede (Ex 2.7-9), a coragem entusiástica, como de Débora (Jz 4.14), o fervor espiritual, como Ana (I Sm 1.10-11), a confiança inabalável, como a Sulamita (II Re 4.26), a subordinação à vontade divina, como Maria (Lc 1.38).

Entre a Sabedoria e as mãos do escritor inspirado, lembre-se que tudo pode melhorar (Sl 113.9). Parceira de alegria (Pv 5.18), graciosa que alcança a honra (Pv 11.6), és tão virtuosa que seu valor não se soma, excede o de finas jóias (Pv 31.10).

Não há como negar. Mesmo frágil, avança com firme esperança (Mt 9.20). Mesmo julgada, clama ousadamente pelos seus (Mc 7.25-26). Mesmo o impossível, poderá lhe suceder (Lc 1.18-19). Podes até se surpreender, mas Cristo tem interesse especial em você (Jo 4.9).

Que neste dia o Senhor lhe abra o coração (At 16.14) para que jamais esqueças que enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada (Pv 31.30).

Com Carinho,

Rev. Ângelo Vieira da Silva

___________________________

* Alguns sugerem que as bases o movimento surgiram no século XIX;

** Destaques bíblicos quanto ao papel da Mulher;

*** Em especial, minha esposa, mão de meu filho, minha amada Keila Stóffel Malaquias Vieira.