Pages

quinta-feira, 3 de março de 2011

O PERFIL DO BEM-AVENTURADO

“1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1.1-3).

O brasileiro já está acostumado com o que se chama de “perfil” em virtude das novidades que a internet proporciona. Nas redes sociais, nos sites de relacionamento, blogs pessoais ou comunidades virtuais, ali serão gerados perfis, isto é, descrições escritas nas quais se salientam os traços característicos de certas pessoas.



Creio poder aplicar esta linguagem ao bem-aventurado do Salmo 1. A leitura dos três primeiros versículos claramente apresenta os TRAÇOS do seu perfil. O bem-aventurado nem pode ter certeza de quão bem-aventurado é. Costumeiramente, lhe aplica-se o sentido de muito feliz, felicíssimo. Mas a palavra hebraica é sem tradução na língua portuguesa; é como um grande suspiro que diz: “ó, a felicidade deste homem!”. O bem-aventurado é a felicidade que não pode ser expressa, em pessoa.

Se o perfil do bem-aventurado pode ser acessado pelo Salmo 1, pergunta-se: quais são os traços característicos que o identificam? Conheça os três traços do perfil: 

1º TRAÇO: O bem-aventurado sabe dizer não ao que contraria suas convicções (v. 1): se um perfil pergunta “o que nunca faria?”, creio que a resposta é: eu sou o bem- aventurado em Cristo, porque sei dizer não aos conselhos dos ímpios, ao caminho dos pecadores e à roda dos escarnecedores. O bem aventurado nunca anda, nem se detém ou se assenta em circunstâncias que contrariam suas convicções.

2º TRAÇO: O bem-aventurado sabe o que fazer para acentuar suas convicções (v. 2): “o que você gosta de fazer?”, salienta o perfil. O bem-aventurado responde: coloco meu prazer nas Escrituras Sagradas; na Lei de Deus medito em todo tempo. O amor pela Bíblia fortalece a fé e acentua as convicções pessoais.

3º TRAÇO: O bem-aventurado sabe quem ele é por causa de suas convicções (v. 3): perfis online geralmente oferecem a oportunidade de descrever algo mais intimo: “o que mais gosta?”. O bem-aventurado é uma árvore alimentada pelas águas que saem do Trono de Deus. Ele gosta, ama ser uma árvore que dá fruto.

Aproveite. Apresente-se para preencher seu perfil online com Deus. Ele quer saber do bem aventurado. Será que os traços realçados pelo salmista constituem-se o seu perfil? Acesse seu cadastro e o atualize. JESUS é a senha. Não se esqueça: “...bem-aventurados sois...” (I Pe 3.14).


Rev. Ângelo Vieira da Silva